CAPÍTULO DEZENOVE
O GUIA LOPES, E A FAZENDA JARDIM
Duas Municipalidades Guia Lopes da Laguna e Jardim, que foram unidas entre outros laços, suas origens estão no desmembramento da “Fazenda Jardim”, cuja sede e posse inicial localizava-se no atual Município de Guia Lopes da Laguna, mas que na ocasião, abrangia as margens direita e esquerda do rio Miranda, numa área de mais de 46.000 hectares.
A origem da História da Fazenda Jardim é uma das partes da História Sul Mato-grossense de ocupação, colonização e povoamento e que tem seus primórdios na Segunda metade do século XIX, pelo pioneirismo das famílias Lopes e Barbosa.
José Francisco Lopes, depois de andanças pelos sertões mato-grossenses e ter vivido por alguns anos na República do Paraguai, veio mais tarde casar-se com sua cunhada, Dona Senhorinha Maria da Conceição Barbosa Lopes, viúva de Gabriel Francisco Lopes, filha de Antônio Gonçalves Barbosa. Constituindo família, passou a morar na Fazenda Monjolinho, (Bela Vista-MS.) e mudando-se em 1858 para a posse da Fazenda Jardim, que Antônio Gonçalves Barbosa levantara à margem direita do rio Miranda, onde passou a criar gado.
Segundo fontes diversas, José Francisco Lopes e Dona Senhorinha Maria Conceição e filhos, mudaram da Fazenda Monjolinho para a Fazenda Jardim, considerando que os paraguaios reivindicavam e afirmam que as terras até o rio Apa lhes pertenciam, para evitar confrontos, por sugestão de Antônio Gonçalves Barbosa, mudara-se para a Jardim, pois dona Senhorinha já havia enfrentado dissabores com os paraguaios no ano de 1849, quando fora feita prisioneira e levada para o Paraguai.
A partir de janeiro de 1865, a Fazenda foi invadida pelas tropas paraguaias saquearam tudo o que lhes era de interesse, principalmente gado e cavalos, selas de montaria, metais, mas não se bastaram ai, fizeram todos aos familiares de Dona Senhorinha, do Guia Lopes, alguns escravos e levaram prisioneiros para a vila de Horqueta no Paraguai, aproximadamente uma 30 pessoas, onde permaneceram até o ano de 1870. Dona Senhorinha tinha seus filhos ainda pequenos, o Caçula Bernardino menos de um ano e o José Francisco Lopes dois anos.
O José Francisco Lopes (pai) o guia Lopes na ocasião da invasão encontrava-se na região de Miranda e depois Paranaíba, Nioaque negociando gado. Em 1867 acompanha as tropas comandadas por coronel Camisão.
Córrego Bom Jardim onde tudo começou. A residência do Guia Lopes era as margem do córrego de onde se extraia água para uso doméstico e também para os animais. É um córrego que deveria ser tombado como patrimônio Histórico do Município Neste local nasceu a Estância do Bom Jardim, mais tarde denominada de fazenda Jardim e que foi ocupada em Janeiro de 1865 pelas Tropas militares do Paraguai, fazendo todos os seus moradores de prisioneiros de Guerra.
Figura 02.
No Centro vista atual da Fazenda Jardim. A Esquerda o Rio Miranda. A Direita a Rodovia MS 382 – Km 2 Guia Lopes da Laguna – Bonito. Acervo do autor. Figura 01
Busco resgatar um dos laços da família Barbosa - minha bisavó se chamava Guilhermina Barbosa da Silva. Ainda não consegui identificar quem foram seus pais, avós e bisavós. Se algum parente distante tiver essa informação. Ela viveu em Rio Brilhante MS.
ResponderExcluir