CAPÍTULO CATORZE
CONCEITOS GEOGRÁFICOS
Aproveite e amplie seus conhecimentos
1. Agroindústria - indústria que mantém suas relações com a agricultura ou depende desta, já que se beneficia de matéria-prima oriunda da agricultura. Já agroindústria artesanal é uma indústria que processa alimentos de origem animal e vegetal obtendo produtos que mantenham características tradicionais, culturais ou regionais, produzidos em pequena escala, obedecendo parâmetros fixados em regulamentos.
2. Aquífero - o mesmo que reservatório de água subterrânea; Estrato ou formação geológica que permite a circulação da água através dos seus poros ou fraturas, de modo a que o Homem possa aproveitá-la em quantidades economicamente viáveis tendo em conta um determinado uso.
3. Agro energia - termo utilizado para identificar a concepção e ações estratégicas para aproveitamento de produtos agrícolas e florestais para a produção de energia renovável. Estas ações podem ser desenvolvidas através da utilização de produtos como: a cana, incluindo a produção de álcool combustível e a cogeração de energia elétrica, os óleos e gorduras vegetais e animais para a produção de biodiesel, as florestas (plantadas ou nativas) e seus produtos e coprodutos e outros resíduos agropecuários, como por exemplo, estercos para produção de biogás.
4. Arqueologia - (do grego, «archaios», antigo, e «logos», discurso depois estudo, ciência) é a disciplina científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais. É uma ciência social, isto é, que estuda as sociedades, podendo ser tanto as que ainda existem, quanto as já extintas, através de seus restos materiais, sejam estes móveis (como por exemplo um objeto de arte, as vênus) ou objetos imóveis (como é o caso das estruturas arquitetônicas). Incluem-se também no seu campo de estudos as intervenções feitas pelo Homem no meio ambiente.
5. Assoreamento - depósito de sedimentos (transportados a curtas ou a longas distâncias) resultantes de processos erosivos nos solos e rochas, por ação das águas, ventos, processos químicos, antropogêneos e físicos.
6. Bacia hidrográfica - área total drenada por um rio e seus afluentes
7. Bacia do Alto Paraguai – ou Região Hidrográfica do Paraguai – tem aproximadamente um milhão e cem mil quilômetros quadrados, possui mais de 173 mil quilômetros quadrados na porção Oeste do Estado de Mato Grosso do Sul. A bacia é compartilhada por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil, além da Bolívia e Paraguai.
8. Bicombustível – combustível produzido a partir de fontes (matérias-primas) biológicas renováveis como o álcool (etanol), biomassa (bagaço de cana-de-açúcar, por exemplo) e biodiesel. Os bicombustíveis reduzem muito as emissões de CO2 enxofre, comparados aos combustíveis como o óleo diesel e gasolina. São obtidos a partir de milho, soja, linhaça, pinhão-manso, mamona, cana-de-açúcar, óleo de palma, esgoto, restos de comida, dejetos animais e arroz, mas não são limitados a apenas essas fontes.
9. Biodiversidade - Ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva.
10. Biomas – Unidade ecológica de grande extensão de área modelada pela
11. interação entre os climas, seres vivos e solo de uma determinada região. Os biomas possuem fisionomia homogênea e um tipo de formação vegetal predominante, sendo facilmente identificáveis.
12. São grandes os impactos sofridos pelos biomas brasileiros – Caatinga,
13. Campos Sulinos (Pampa), Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Pantanal e
14. Zona Costeira e Marinha –, que já perderam grande parte de sua área original.
15. Biopirataria - A exploração, manipulação, exportação e/ou comercialização internacional de recursos biológicos que contrariam as normas da Convenção sobre Diversidade Biológica, de 1992
16. Cerrado – é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do planeta. Abriga 5% de todos os animais e plantas da Terra. Suas árvores tortas, céu azul, seus períodos de grandes estiagens, as águas cristalinas e cores contrastantes estão presentes em 192,8 milhões de hectares do Brasil. Representa 22,65% do território brasileiro, onde vivem mais de 22 milhões de pessoas, 19 mil espécies de plantas e 1.575 de animais catalogados. Apesar da riqueza, a fronteira agrícola abrange 50% do bioma e ameaça o equilíbrio da biodiversidade e as águas do Brasil, pois no Cerrado estão as principais bacias hidrográficas do país.
17. Chaco – o Gran Chaco Sul-Americano ou simplesmente Chaco é o único bosque seco subtropical do mundo, coberto pela mata seca contínua mais extensa da América do Sul. Estende-se por aproximadamente um milhão de km2 pela Bolívia, Paraguai e na Argentina e uma pequena faixa no Brasil, com cerca de 70 mil km2. Tem grande riqueza de espécies, com 3.400 plantas, cerca de 500 aves, 150 de mamíferos, 120 de répteis e 100 de anfíbios. O nome Chaco deriva da palavra “Chaku”, da língua indígena quíchua, que quer dizer “território de caça”, uma alusão às expedições de caça anuais, realizadas pelo império Inca na região, visto que havia uma enorme quantidade de animais silvestres que viviam no Chaco.
18. Conservação ambiental - é o polo complementar de preservação ambiental. Enquanto esta desenvolve ações preventivas visando a não afetação degenerativa do meio ambiente (ou da natureza), aquela ocupa-se com ações corretivas e de manutenção da integridade, da feição e do bem-estar do mesmo meio ambiente.
19. Conservação ambiental - é o polo complementar de preservação ambiental. Enquanto esta desenvolve ações preventivas visando a não afetação degenerativa do meio ambiente (ou da natureza), aquela ocupa-se com ações corretivas e de manutenção da integridade, da feição e do bem-estar do mesmo meio ambiente.
20. Degradação do solo - compreende os processos de salinização, alcalinização e acidificação que produzem estados de desequilíbrio físico-químico no solo, tornando-se inapto para o cultivo.
21. Desbarrancamento – escavar profundamente um terreno, formando buracos.
22. Desenvolvimento Sustentável- desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades
23. Desertificação - perda de capacidade do solo para realizar as suas funções, deixando de ser capaz de manter ou sustentar a vegetação; este processo de degradação do solo pode ser natural ou provocado por fatores tais como a remoção da cobertura vegetal, a sua impermeabilização ou contaminação.
24 Deslizamento – movimento de grande quantidade de terra ou material rochoso, ao longo do plano de inclinação de uma vertente. Este tipo de deslocamento ocorre normalmente a velocidades notórias, por ação da gravidade. Acontece frequentemente em consequência de um sismo ou de fortes chuvas,
25 Ecossistema - complexo que inclui a comunidade viva, o seu meio e as suas interações, funcionando como uma unidade ecológica na natureza.
26 Ecoturismo - também conhecido como turismo ecológico é a atividade de lazer em que o homem busca, por necessidade e por direito, a revitalização da capacidade interativa e do prazer lúdico nas relações com a natureza. É o segmento da atividade turística que desenvolve o turismo de lazer, esportivo e educacional em áreas naturais utilizando, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação, promovendo a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente e garantindo o bem-estar das populações envolvidas.
27 El Niño - são alterações significativas de curta duração (12 a 18 meses) na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com profundos efeitos no clima. Estes eventos modificam um sistema de flutuação das temperaturas daquele oceano chamado Oscilação Sul e, por essa razão, são referidos muitas vezes como OSEN (Oscilação Sul-El Niño). Seu papel no aquecimento e arrefecimento global é uma área de intensa pesquisa, ainda sem um consenso.
28. Erosão - desgaste do solo resultante da remoção de partículas fi nas deste por agentes como o vento, água e seres vivos.
29. Fruticultura – cultivo, produção de espécies vegetais frutíferas
30. Gasoduto - Tubulação destinada a conduzir a grandes distâncias produtos gasosos, particularmente gases naturais ou derivados de petróleo (Dicionário Aurélio)
31. Geossistema - corresponde a um nível taxonômico caracterizado pela convergência de semelhanças dos componentes físicos e bióticos e de suas dinâmicas. Pode ser composto por um ou mais Geofácies.
32. Gestão Ambiental - uma prática muito recente, que vem ganhando espaço nas instituições públicas e privadas. Através dela é possível a mobilização das organizações para se adequar à promoção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Seu objetivo é a busca de melhoria constante dos produtos, serviços e ambiente de trabalho, em toda organização, levando-se em conta o fator ambiental. Atualmente ela começa a ser encarada como um assunto estratégico, porque além de estimular a qualidade ambiental também possibilita a redução de custos diretos (redução de desperdícios com água, energia e matérias-primas) e indiretos (por exemplo, indenizações por danos ambientais
33. Habitat - local físico onde um organismo vive, obtém alimento, abrigo e condições de reprodução.
34. Hidrovias – via fluvial em rios, lagos ou mares, utilizada para o transporte e comunicação
35. Incentivos fiscais - mecanismo de financiamento instituído pela Lei 8.313/91 que permite deduzir do Imposto de Renda devido de pessoas físicas pagadoras do IR ou pessoas jurídicas, tributadas com base no lucro real, o total ou parte do valor por elas direcionado, mediante doação ou patrocínio, a propostas culturais aprovadas pelo Ministério da Cultura.
36. La Niña - são alterações significativas de curta duração (12 a 18 meses) na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com profundos efeitos no clima. Estes eventos modificam um sistema de flutuação das temperaturas daquele oceano chamado Oscilação Sul e, por essa razão, são referidos muitas vezes como OSEN. Seu papel no aquecimento e arrefecimento global é uma área de intensa pesquisa, ainda sem um consenso.
37. Lençol Freático - é o nome dado a superfície que delimita a zona de saturação da zona de aeração, abaixo da qual a água subterrânea preenche todos os espaços porosos e permeáveis das rochas ou dos solos ou ainda de ambos ao mesmo tempo
38. Mata Atlântica - A Mata Atlântica abrange as bacias dos rios Paraná, Uruguai, Paraíba do Sul, Doce, Jequitinhonha e São Francisco. Originalmente estendia-se por toda a costa nordeste, sudeste e sul do país, com faixa de largura variável, que atravessava as regiões onde hoje estão as fronteiras com Argentina e Paraguai. Na diversidade da Mata Atlântica são encontradas matas de altitude, como a Serra do Mar (1.100 metros) e Itatiaia (1.600 metros), onde a neblina é constante. Paralelamente à riqueza vegetal, a fauna é o que mais impressiona na região. A maior parte das espécies de animais brasileiros ameaçados de extinção são originários da Mata Atlântica, como os micos-leões, a lontra, a onça-pintada, o tatu-canastra e a arara-azul-pequena. Em alguns trechos remanescentes de floresta os níveis de biodiversidade são considerados os maiores do planeta.
39. Paleontologia - é a ciência natural que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis.
40. Pantanal Mato-grossense ou planície pantaneira – é uma imensa planície alagável de 147.574 km2, dividida em 11 pantanais: Pantanal de Barão de Melgaço, do (rio) Paraguai, de Poconé, de Cáceres, do Paiaguás, da Nhecolândia, do Aquidauana, do Abobral, do Miranda, do Nabileque e de Porto Murtinho. É uma área plana, situada no centro da América do Sul. A altitude varia de 80 a 150 metros acima do nível do mar e, ao redor da planície, existem planaltos escarpados. A declividade do rio Paraguai, principal leito da bacia, é considerada inexpressiva – em média um centímetro por quilômetro – o que dificulta o escoamento da água e possibilita o alagamento. As águas correm muito lentas e, nos lugares mais planos, transbordam nas margens.
41. Limite, divisa e fronteiras são palavras usadas para definir a separação entre territórios e cada uma delas tem um significado específico. Limite é usada para designar a separação de dois municípios, (ex.: Guia Lopes da Laguna faz limite com o Município de Jardim ao Oeste) divisa para a separação de dois Estados (O Estado de Mato Grosso do Sul faz divisa com o Estado de Mato Grosso ao Norte) e fronteira, (O Brasil através do Estado de Mato Grosso do Sul faz Fronteira com o Paraguai e Bolívia ao Oeste e Sudoeste) .
42. Zona Verde - são as arborização das margens das ruas. São reservas, pequenos bosques até os grande parques. É toda área de domínio público ou privado , em solo natural, onde predomina qualquer forma de vegetação, distribuída em seus diferentes estratos: Arbóreo, Arbustivo e Herbáceo /Forrageira, nativa ou exótica.
43. Logradouro público
É o espaço livre, de uso público inalienável, reconhecido pela Municipalidade e designado por nome próprio destinado ao tráfego de veículo e ao trânsito de pedestres Pode ser: avenida, rua, galeria, praça, jardim e outros.
44. O Trópico de Capricórnio é o paralelo situado ao sul do equador terrestre. Delimita a zona tropical sul, que corresponde a um limite do solstício que é a declinação mais meridional da elíptica do Sol sobre o equador celeste. É uma linha geográfica imaginária que localizada abaixo do Equador e que indica a latitude 23,4378° Sul (23° 26′ 16″ [1] de latitude sul). Cartograficamente, é representado por uma linha pontilhada que divide a zona tropical sul da zona temperada sul.
Atravessa três continentes, onze países e os três grandes oceanos.
45. Latitude é a coordenada geográfica ou geodésica definida na esfera, no elipsóide de referência ou na superfície terrestre, que é o ângulo entre o plano do equador e a normal à superfície de referência. A latitude mede-se para norte e para sul do equador, entre 90º sul, no Polo Sul (ou polo antártico) (negativa), e 90º norte, no Polo Norte (ou polo ártico) (positiva). A latitude no equador é igual a 0º. O modo como a latitude é definida depende da superfície de referência utilizada:
46. Pantanal - O território que compreende o Pantanal Mato-Grossense é considerado a maior planície de inundação do planeta, englobando o sudoeste do Mato Grosso, o oeste do Mato Grosso do Sul, e parte do Paraguai e Bolívia.
É uma região com alto índice pluviométrico (quantidade de chuvas), e periódicos alagamentos ocasionados pelo transbordamento de inúmeros córregos e lagos, cujas águas fertilizam o solo com uma camada de lama humífera (húmus), constituída por restos de animais e vegetais misturados à areia.
A flora, com predominância típica de plantas de brejo, tem em sua constituição espécies como: buriti, manduvi e carandá. Nesse ecossistema também é possível observar a caracterização entremeada da vegetação de cerrado, campos e florestas.
47. Demografia - Conceito de Demografia – do Grego demo = povo + Graphos = Descrição. A Demografia é a ciência que estuda as características das populações humanas e exprime-se geralmente através de valores estatísticos. As características da população estudadas pela demografia são inúmeras e incluem o número de pessoas, a sua distribuição por sexo e escalões
48 . hectares, um hectare (conhecido também como hectômetro quadrado [símbolo: hm²]) é uma unidade de medida de área equivalente a 100 ares (unidade de medida de área) ou a um quadrado cujo lado é igual a cem metros.
Portanto, um hectare é equivalente a:
- 10.000.000.000 mm²
- 100.000.000 cm²
- 1.000.000 dm²
- 10.000 m²
- 100 ares ou dam²
- 0,01 km²
Nenhum comentário:
Postar um comentário