INTRODUÇÃO
O Objetivo desta Obra é subsidiar professores, alunos e interessados em compreender O Município de Guia Lopes da Laguna numa perspectiva dos Estudos Sociais, sistematizado mais nos componente de História e Geografia.
Para organizar os capítulos e selecionar os conteúdos fizemos uma adaptação do Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino.
Do primeiro ao quarto anos do Ensino Fundamental nas disciplinas de História e Geografia os estudos estão voltados para a Estrutura da vida das pessoas no Município.
Bem, é verdade que para os municípios pequenos, médios e grandes não só em área territorial, mas em toda a sua infra-estrutura a abordagem sempre será específica a cada comunidade.
Um outro fundamento que inserimos como pressuposto do exercício da cidadania foi os diversos itens da Lei Orgânica Município de Guia Lopes e do Código de Postura. Acreditamos assim que ao inserir artigos, itens, alíneas, da lei maior do Município relativa quanto ao Poder legislativo e executivo nossos alunos tomarão conhecimento e estarão percebendo a aplicabilidade da lei no contexto dos conteúdos curriculares.
Os conteúdos não estão divididos 1°, 2° 3° 4° ano, por entendermos que o professor mergulhará no contexto e não em partes muitas vezes sem nexo. Ele pode seguir a seqüência no seu planejamento e ir selecionando as partes mais adequadas ao ano escolar. Explorar, não memorizar, decorar,que não proporciona nada de construtivo.
O Prefácio, consideramos uma página muito importante diante dos rumos da educação de hoje. A Sociedade atual, principalmente no mercado de trabalho estão exigindo mais que diploma, mas sim competência, habilidade, criatividade, capacidade de se relacionar, deste modo extraímos do citado Documento Referencial Curricular as referida competências habilidades. Acrescentamos por nossa conta um referencial teórico referindo-se ao conceito de competência.
Inserimos na proposta de estudo do micro ao macro; do bairro ao Estado de Mato Grosso do Sul; em dimensão mais ampla contextualiza do bairro ao Planeta Terra, e desta ao Sistema Solar e daí a Via Láctea. Com isso estamos sugerindo um estudo e uma leitura tanto vertical quanto horizontal.
A partir dos capítulos 1 até o 21 Introduz as noções espaciais e as interações das pessoas neste espaço seguido depois a memória sobre do povoado e que levou – o a município. Dando um sentido de temporalidade.
O Capítulo 22 a uma inserção de diferentes mapas e ilustração. Esta Cartografia ficou em um capítulo independente para que ao analisar um mapa, desperta o foco para outra ilustração de caráter interativo e associativo. Porque aprender é uma sucessão de interação, construção, memorização.
O Capítulo 14 apresenta uma lista de conceitos com suas significação, minidicionário de apoio.
Os Conteúdos podem ser seguidos seqüencialmente pelos alunos do 4° ano do Ensino Fundamental.
Muitas questões o professor tem que fazer suas atualizações, principalmente nas questões que se referes a dados estatísticos, que modificam a cada ano. Por este motivo inserimos no capítulo 12 todos referencias estatísticos, fomentos econômicos e sociais.
Com o avanço das tecnologia de captação processamento e sistematização, das in formações , no caso o IBGE, com o órgão oficial do governo, transforma imediatamente as informações em dados estatísticos. Com este sistema induz o leitor a uma postura diferente de alguns anos atrás, que era só memorização, questionários. Hoje precisa-se saber ler e interpretar os dados das tabelas, transformando em conhecimentos.
O livro está reunido em 32 capítulos desmembrado de forma livre. Onde sua leitura não necessita que seja continua, até certo ponto cada capítulo tem sua autonomia, posto desta forma para que o professor selecione somente a parte ao nível da criança no ano escolar.
Ao ler o prefácio, apresenta várias sugestões para alcançar os objetivos que é a formação do cidadão consciente e competente naquilo que fizer.
No Capítulo um iniciamos com uma postura de identidade, somos cidadãos cosmológicos mas não donos do cosmo, tenho que aprender a dividir o espaço com as demais espécies de vida do reino animal e vegetal.
Por sermos únicos, somos diferentes e essas diferenças não devem ser motivos de agressão, violência. Assim incluímos uma reflexão sobre os Buling e estruturação do conceito de família moderno para que o professor consiga realizar sua tarefa a favor do desenvolvimento integral do aluno, como ser humano.
No decorrer dos tempos, iremos atualizando os conteúdos com novos Capítulos, e temáticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário