CAPÍTULO TREZE
FOMENTOS ESTATÍSTICOS ECONÔMICOS E SOCIAIS:
A) econômicos,
B) humanos;
C) sociais;
D) educacionais
E) saúde
F) produção agrícola
G) produção da pecuária,
I) apicultura
J) equipamentos de produção
L) madeira
M) PIB
O) impostos
Figura - 1 - Arquivo do autor.
|
Em Geografia trabalhamos muito estatística, dados, tabelas, pois é uma maneira de registrar as informações colhida e a partir dali realizar uma proposta de um programa, projeto ou até mesmo para averiguar as atividade nos municípios.
Quando um prefeito, auxiliares, vereadores, associações desejam a realização de uma obra de interesse coletivo, nunca partem do nada. Sempre se procura conhecer algum referencial para ter um ponto de partida, ainda que seja uma tabela de estatística semelhantes as que aqui estão postas.
E bem verdade que as informações podem ser alteradas constantemente, isto porque vivemos num mundo globalizado e sempre em movimento. Assim esclareço que todas as informações postas aqui foram colhidas de algum órgão responsável pelo censo, mas que daqui um ano muitas delas deixarão de ter validade. A Informação estatística também envelhece, porque a humanidade evolui dia a dia.
Assim para estar atualizada com as informações deve buscar os órgãos competentes do governo municipal, estadual e o IBGE.
A Utilidade das informações servem de base referencial.
Os dados das tabelas devem ser discutidas, comparadas, analisadas e extrair uma conclusão, ou seja uma pré-concepção de como é o nosso município.
Um aspecto extremamente importante que os dados geográficos se referem há várias ramificações da ciência Geográfica, assim:
a) Geografia Física - estuda os relevos, solos, rios, vegetação, tipos de solo, altitudes, temperatura...
b) Cartografia – estuda os mapas, globos diferentes temáticas dos mapas que pode se hidrografia, vegetação, minerais...
c) Geografia Regional – No Ensino Fundamental do 1° ao 4° anos os estudos de História e Geografia, aqui denominados Estudos Sociais, são referente ao Município, e o 5° ano estuda o Mato Grosso do Sul
d) Geografia Humana – trata tudo sobre a população, nascimento, mortes, idades, sexos, faixa etária, crescimento ou diminuição, averiguar se a população do município está aumentando ou diminuindo.
e) Geografia rural - estuda tudo o que relativo a zona rural, criação de animais, agricultura, extração de minerais, tipos de produções, distância entre a fazenda e a cidade, via de acesso, mão de obra para trabalhar e morar pelas chácaras e fazenda...Em GLL há a produção de diversos produtos naturais, alguns são apenas sazonal outros permanentes,tais como: frutas cítricas, uva, mandioca, milho, abobora, melancia, etc são produtos para consume ou negócios local.
b) Geolinguística - A geolinguística é um campo interdisciplinar compartilhado pela lingüística e a geografia. É também conhecida com os nomes de geografia lingüística e geografia das línguas. A geolinguística ocupa-se de estudar as línguas no seu contexto geográfico. Portanto, o seu campo de estudo é amplo e abrange tanto a dialetologia regional como a demolinguística e a dialetologia da percepção, entre outras orientações.
c) Climatologia geográfica - A Climatologia geográfica é uma área da geografia que tem por objetivo estudar os impactos dos elementos climáticos sobre a população A climatologia geográfica procura explicar do ponto de vista teórico como a ação humana afeta o tempo e o clima em diferentes escalas, através da urbanização e industrialização, poluição, práticas agrícolas, pecuárias e silvícolas.
d) Geografia ambiental - Geografia ambiental é o estudo dos efeitos das ações do homem sobre o ambiente terrestre. Ela estuda mudanças climáticas globais, aumento do nível dos oceanos, desmatamento, processos de desertificação, poluição dos rios, lagos e mananciais de água, dentre outros efeitos no ambiente. É o mais novo ramo da Geografia Física.
e) Nesografia - Nesografia é um ramo da geografia que estuda as ilhas
f) Paleogeografia - A Paleogeografia consiste no estudo e descrição da Geografia Física do passado geológico, tal como a reconstrução histórica do padrão da superfície terrestre ou de uma dada área num determinado tempo do passado geológico, ou o estudo de sucessivas mudanças da superfície durante o tempo geológico
g) Toponímia - Toponímia é a divisão da onomástica que estuda os topónimos, ou seja, nomes próprios de lugares, da sua origem e evolução; é considerada uma parte da linguística, com fortes ligações com a história, arqueologia e a geografia.
Por exemplo – Qual a Origem do nome, Toponímia, da cidade e município de Guia Lopes da Laguna?
h) Geomática - Geomática trata das atividades de produção, coleta, armazenagem, análise, transmissão e gerenciamento de informações geográficas. Inclui atividades como topografia, cartografia, hidrografia, geodésia, fotogrametria, sensoriamento remoto, Processamento Digital de Imagens, Banco de Dados Espaciais, Cadastro Técnico, Sistemas de Informação Geográficos SIG, mapeamento digital e os sistemas de posicionamento por satélite, como o GPS
Corredor rodoviário sócio-economico e de apoio ao turista. A esquerda a Avenida Macias Barbosa com crescente crescimento imobiliario e estabelecimentos comerciais. À direita a BR 060 e a Avenida Santa Terezinha com crescente diversidade de estabelecimentos de serviços . comércio e indústria. Figura 2 - Arquivo do autor
A- INFORMAÇÕES SOBRE O MUNICÍPIO DE GUIA LOPES DA LAGUNA[1]
[1] Dados extraídos do Site da Prefeitura Municipal de Guia Lopes da Laguna, acessado em Janeiro de 2010
I - ASPECTOS ECONÔMICOS
Introdução
A economia de um Município, de um Estado, do Brasil, de Países pode ser favorecida ou desfavorecida pelos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima, chuva, estiagem, frios excessivos ou calor demasiado, etc.
A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados. Por exemplo se o frigorífico de Guia Lopes realiza o abate de gado, resfria a carne e depois vende para China
1) Setor Secundário
É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região.
Alguns Exemplos em Guia Lopes da Laguna: cerâmica, (tijolos) laticínio, (leite pasteurizado) panificadora (pão e derivados) ração, ( animais) doces caseiros, (leite, rapadura, queijos) artesanatos, (tapetes, crochês) marcenaria, (móveis, carroceria caminhão, Pré-moldados, frigorífico, gelo, confecções, serralheria, bacheiro de lã de carneiro para montaria à cavalo, etc.
2) Setor Primário
O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e cana de açúcar frutas, argila, pedra areia, plantação de coco, banana, criação de gado, carneiro,etc. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.
Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos países.
Em nosso Município podemos citar alguns exemplos: venda de leite in natura, vendedor de hortifrutigranjeiros (banana, leite, mandioca, batata doce, alface, laranja, melancia, melão, acerola, caju, guavira)
Podemos classificar três tipos de extrativismo, o animal, o vegetal e o mineral;
Mineral: temos vários tipos de pedras, brita que é extraída e moída macalacheta, cascalho, canga, pedra de cristal amarelo, rocha, branca e roxa (quartzo), areia e argila.
Vegetal: são as madeiras, ervas, folhas, raízes flores, frutos, néctar para criame de abelhas extraído das flores. Extrai ainda madeiras destinadas as serrarias, marcenaria, construção civil, mangueiro e cerca das fazendas. Também utiliza-se de madeiras de desmatamento para a fabricação de carvão vegetal. Encontramos ainda a extração de bambu, taquaras, folhas de palmeiras, bacuri para fins diversos, desde cobrir os barracos até para alimentar os animais em tempo de estiagem
Extrativismo animal, criação de animais diversos, gado, suíno, aves, psicultura, carneiros, cavalares e muares. Extrai-se ainda derivados de leite, queijo, requeijão, mussarela; carnes; banha, lã, mel, ovos.
3) Setor Terciário
É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não meterias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômicos podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc. Em GLL é o setor que concentra mais número de pessoas empregadas e prestadora de serviço, entre outros, comercio,farmácia, restaurante, bares,hotéis, lotérica, correios, supermercado, escolas, empregos de trabalho em área rural, hospital, centro diagnóstico alem dos serviços públicos municipal, estadual e federal. Em esquecer os autônomos, que trabalham por conta própria, revendedoras de perfumes, mandioca, construção civil, empreitada nas fazendas de roçada, mangueiro, cercas.
Este setor é marcante nos países de alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.
A partir de agora você encontrará uma série de tabelas de resultados dos Censo do IBGE e coleta de dados realizadas pelo Estado.
Procurar não apenas ler, mas confrontar maior, menor, igual, diferente. As tabelas estarão abordando as questões dentro dos três Setores da Economia, primário, secundário e Terciário. Na atualidade os governos municipais, estado e país realizam a busca da informações e depois os transformam em uma tabela para que se possa ter um planejamento de trabalho da administração.
Bom Estudo!
Parte primeira
- ASPECTOS GERAIS - SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL:
Informações acessadas em fevereiro de 2011, site da Prefeitura Municipal de Guia Lopes Da Laguna
1. CENSO AGROPECUÁRIO;
2. PRODUÇÃO AGRÍCOLA;
3. PRODUÇÃO AGRICULTURA,
4. PRINCIPAIS REBANHOS
5. PRINCIPAIS TABELAS DA PECUÁRIA
6. PRINCIPAIS TABELAS DA PECUARUA
7. INDÚSTRIA POR NOME DE ATIVIDADES
8. ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS
9. DIFERENÇA ENTRE VAREGISTA E ATACADISTA
10. ARRECADAÇÃO DE ICMS, POR ATIVIDADE ECONÔMICA – 2003-2007
11. RECEITAS PRÓPRIAS MUNICIPAIS – 2006 (R$ 1,00)
12. INFRAESTRUTURA E CONSUMO DE ENERGIA
13. CONSUMO DE ÁGUA
14. UNIDADES DO CORREIO
15. TELEFONIA FIXA E MOVEL
16. AGÊNCIAS BANCÁRIA JUNHO 2008
17. FROTAS DE VEÍCULOS
18. ESCOLA DE SALADE AULAS, 2007
19. PROFESSOR POR ZONA DE DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
20. ENSINO SUPERIOR
21. PRINCIPAIS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE.
22. COEFICIENTE DE MORTALIDADE
23. INFORMAÇOES GERAIS
Observação: Listaremos apenas os item valores, os demais deletamos para não ficar ocupando muito estaco:
I - Estabelecimentos Agropecuários (Censo Agropecuário 05-2006)
• Menos de 10 ha. :
|
54
|
• De 1.000 a menos de 10.000 ha. :
|
24
|
• De 10 a menos de 100 ha. :
|
236
|
• De 10.000 e mais ha. :
|
-
|
• De 100 a menos de 1.000 ha. :
|
142
|
• Sem Declaração:
|
-
|
TAB. 1 – indica que o número maior são as propriedades entre10 e 100 hectares
- 236, mas 24 proprietários possuem a maior quantidade de terra.
- Indica que há 24 propriedades entre 1000 a 10.000 hectares
JJJJJJJJJJJJ
II- Produtos Agrícolas – 2003-2007
| ||||||
ÁREA COLHIDA (hectares)
| ||||||
Produtos
| ||||||
2003
|
2004
|
2005
|
2006
|
2007(1)
|
2008
| |
Algodão Herbáceo
|
-
|
-
|
200
|
100
|
20
| |
Arroz
|
-
|
624
|
649
|
624
|
272
| |
Cana-de-açúcar
|
10
|
20
|
20
|
20
|
20
| |
Coco-da-baía
|
6
|
6
|
6
|
6
|
...
| |
Feijão
|
100
|
200
|
120
|
100
|
20
| |
Mandioca
|
150
|
110
|
110
|
110
|
110
| |
Milho
|
270
|
1.000
|
500
|
210
|
-
| |
Soja
|
1.720
|
1.800
|
600
|
321
|
310
| |
Sorgo
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
| |
Uva
|
4
|
4
|
4
|
4
|
...
| |
Tab . 2 - indica que a quantidade de área colhida em 2008 são:
1ª. Soja hectares
2ª. Arroz hectares
3ª. Mandioca hectares
JJJJJJJJJJJJJJJ
III - Produtos Agrícolas – 2003-2007
| |||||||||
Produtos
|
PRODUÇÃO (toneladas)
| ||||||||
2003
|
2004
|
2005
|
2006
|
2007(1)
| |||||
Algodão Herbáceo
|
-
|
-
|
240
|
210
|
36
| ||||
Arroz
|
-
|
3.744
|
4.361
|
4.193
|
2.122
| ||||
Cana-de-açúcar
|
380
|
800
|
800
|
800
|
800
| ||||
Coco-da-Baia(2)
|
144
|
144
|
144
|
144
|
...
| ||||
Feijão
|
90
|
192
|
144
|
90
|
18
| ||||
Mandioca
|
2.700
|
1.980
|
1.980
|
1.980
|
1.980
| ||||
Milho
|
900
|
3.600
|
1.500
|
630
|
-
| ||||
Soja
|
4.644
|
1.620
|
924
|
770
|
558
| ||||
Sorgo
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
| ||||
Uva
|
16
|
16
|
80
|
80
|
...
| ||||
(1) Dados preliminares. (2) Mil frutos
Tab. 3 – Indica a quantidade produzida de produtos agrícolas 2007:
1ª. Arroz – 2122 - tonelada
2ª. Mandioca - 1980 tonelada
3ª. Cana de açúcar - 800 tonelada
JJJJJJJJJJJJ
IV - Principais Rebanhos – 2002-2006 cabeça
|
Especifica ção
|
2002
|
2003
|
2004
|
2005
|
2006
|
Bovinos
|
132.320
|
147.920
|
147.965
|
148.131
|
143.060
|
Suínos
|
5.789
|
5.810
|
5.905
|
6.028
|
6.124
|
Eqüinos
|
2.670
|
2.690
|
2.710
|
2.807
|
2.852
|
Ovinos
|
3.793
|
3.820
|
3.880
|
4.260
|
4.328
|
Aves(1)
|
45
|
48
|
48
|
49
|
50
|
Tab . 4 - Principais rebanhos
1ª. Bovinos – 143.060 cabeça
2ª. Suínos – 6.124 cabeças
3ª. Ovinos - 4.328 cabeça
JJJJJJJJJJJJ
V- Principais Produtos da Pecuária - 2002–2006
Especificação
|
2002
|
2003
|
2004
|
2005
|
2006
|
Leite (mil litros)
|
2.938
|
2.960
|
3.212
|
3.453
|
3.460
|
Lã (toneladas)
|
1.400
|
1.480
|
1.570
|
1.640
|
1.665
|
Mel de Abelhas (toneladas)
|
2.000
|
3.000
|
3.300
|
4.620
|
4.694
|
Tab. 5 – Produtos da pecuária
1ª. Maior produção – mel 4.694 toneladas
JJJJJJJJJJJJ
VI - Principais Produtos da Pecuária - 2002–2006
Leite (mil litros)
|
2.938
|
2.960
|
3.212
|
3.453
|
3.460
|
Lã (toneladas)
|
1.400
|
1.480
|
1.570
|
1.640
|
1.665
|
Ovos de Galinha (mil dúzias)
|
103
|
104
|
104
|
107
|
108
|
Tab. 6 – Produção pecuária – a menor
1ª. Ovos 108 mil dúzias
2ª Leite - 3.460
3ª Lã - 1.665
JJJJJJJJJJJJ
VII INDUSTRIAL POR RAMO DE ATIVIDADE
|
Atividades Industrial
|
2002
|
2003
|
2004
|
2005
|
2006
|
Total
|
19
|
17
|
13
|
12
|
13
|
Minerais não Metálicos
|
3
|
3
|
3
|
3
|
3
|
Madeira
|
2
|
2
|
2
|
1
|
1
|
Mobiliário
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
Couros, Peles e Prod. Similar
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
Vest., Calç., Artef. Tecidos
|
2
|
1
|
1
|
1
|
1
|
Produtos Alimentícios
|
7
|
6
|
2
|
3
|
4
|
Editorial e Gráfica
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
Vest., Calç., Artef. Tecidos
|
2
|
1
|
1
|
1
|
1
|
Produtos Alimentícios
|
7
|
6
|
2
|
3
|
4
|
Bebidas, Álc. Etílico, Vinagre
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Editorial e Gráfica
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
Tab. 7 – PRODUÇÃO INDUSTRIAL
1ª. Maior número de indústria é de alimentos com 4.
2ª. Minerais não metálicos 3.
3ª. Total de indústrias – 13
VIII - Estabelecimentos Comerciais – 2003-2007
Especificação
|
2003
|
2004
|
2005
|
2006
|
2007
|
Total
|
103
|
82
|
75
|
77
|
71
|
Atacadista
|
5
|
2
|
2
|
3
|
1
|
Varejista
|
98
|
80
|
73
|
74
|
70
|
Tab. 8 – estabelecimentos comerciais
1ª. Total 71
2ª. Varejista – 70
2ª. Atacadista – 1
JJJJJJJJJJJJ
Diferença entre atacadista e varejista:
O Comércio pode ser dividido em duas categorias: Atacado e Varejo. Mas qual é a diferença entre as duas e o que cada uma significa? Muitos se perguntam sobre o assunto e por isso aí vão algumas informações.
O Comércio Atacadista é aquele direcionado aos lojistas, às pessoas que compram inúmeras peças de roupas para revender depois. Sendo assim o preço pode reduzir até a metade.
Já o Comércio Varejista é aquele com que todos estão acostumados. Você se direcionar à uma loja e fazer compras normais, com os preços da loja. Isso é o Varejo, comprar peças para você e geralmente em menor quantidade.
O preço entre os dois é muito diferente. O do atacado é bem menor, mas a quantidade de peças deve ser bem maior do que uma compra em Varejo. Analise as vantagens e desvantagens de cada categoria e escolha a sua.
JJJJJJJJJJJJ
IX - Arrecadação de ICMS, por Atividade Econômica – 2003-2007 (R$ 1,00)
Especifica ção
|
2003
|
2004
|
2005
|
2006
|
2007
|
Total
|
1.042.768,24
|
1.210.409,15
|
1.147.225,67
|
2.354.303,54
|
3.158.298,93
|
Comércio
|
138.694,68
|
253.014,11
|
289.967,28
|
215.936,96
|
273.651,24
|
Indústria
|
37.908,39
|
111.529,12
|
33.482,99
|
47.009,06
|
65.742,76
|
Pecuária
|
841.268,72
|
803.923,68
|
785.252,50
|
2.029.092,29
|
2.801.504,45
|
Agricultura
|
6.164,66
|
3.919,47
|
7.948,95
|
18.252,24
|
4.133,31
|
Serviços
|
1.883,37
|
2.164,03
|
571,44
|
-
|
427,16
|
Eventuais
|
16.848,42
|
35.858,74
|
30.002,51
|
44.012,99
|
12.840,01
|
Tab. 9 – Arrecadação de impostos – ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços 2007 –
1ª. 3.158.298,93 – total
2ª. Menor arrecadação – foi do setor de serviços - 427,16
3ª. Setor de Serviços - O setor terciário também conhecido como serviços, no contexto da economia, envolve a comercialização de produtos em geral, e o oferecimento de serviços comerciais, pessoais ou comunitários, a terceiros. O setor terciário é definido pela exclusão dos dois outros setores: Secundário que é o industrial e o primário que se baseado no uso da mão de obra, trabalho, na roça, chácara. O setor de serviço são: comercio, saúde, educação, segurança.
JJJJJJJJJJJJ
X. Receitas Próprias Municipais – 2006 (R$ 1,00)
|
Valores
|
Receitas
|
Valores
|
Receitas
| |||
Total
|
1.009.752,71
|
Receita Patrimonial
|
32.681,22
|
I.P.T.U
|
147.858,49
|
Receita Agropecuária
|
-
|
I.T.B.I
|
108.793,73
|
Receita Industrial
|
-
|
I.S.S.
|
145.637,65
|
Receita de Serviços
|
-
|
Taxas
|
88.044,58
|
Dívida Ativa
|
140.900,53
|
Contribuição de Melhoria
|
-
|
Outras Receitas
|
23,61
|
Receita de Contribuição
|
345.812,90
|
Tab. 10 – Receitas próprias do município - As administrações municipais mantêm uma forte dependência das transferências, constitucionais ou voluntárias, dos governos federal e estadual. As receitas tributária próprias do municípios originam-se do Imposto sobre a Prestação de Serviços (ISS), do imposto sobre a propriedade territorial urbana (IPTU), do imposto sobre a transmissão, intervivos, de bens imóveis (ITBI), das taxas e das contribuições de melhorias 1ª.
1ª. Quatro são as fontes de arrecadação municipal:
I.P.T.U
|
I.T.B.I
|
I.S.S.
|
Taxas
|
JJJJJJJJJJJJ
INFRA-ESTRUTURA ECONÔMICA E SOCIAL
XII. Energia
|
Elétrica –
|
2007
| |
• Consumo (Mwh): (*)
|
1.306
|
Consumidores
|
3.752
|
. Residencial:
|
3.400
|
. Residencial:
|
2.713
|
. Industrial:
|
2.127
|
. Industrial:
|
13
|
. Comercial:
|
1.377
|
. Comercial:
|
201
|
. Rural:
|
2.927
|
. Rural:
|
783
|
. Poder Público:
|
313
|
. Poder Público:
|
35
|
. Iluminação Pública:
|
730
|
. Iluminação Pública:
|
4
|
. Serviço Público:
|
432
|
. Serviço Público:
|
3
|
. Próprio:
|
-
|
. Próprio:
|
-
|
. Consumo Livre:
|
-
|
. Consumo Livre:
|
-
|
Tab. 12 – consumo energia elétrica:
1ª. Maior consumo é a residencial 2.713 Mwh
2ª. Menor consumo foi com os serviços públicos municipais 3 Mwh
JJJJJJJJJJJ
XIV - UNIDADES DE CORREIOS – 2007
O município conta com 1 agência de correios própria
Tab. 14 – A Agência de Correios de Guia Lopes da Laguna é subordinada a de Jardim.
JJJJJJJJJJJJ
XV - Telefonia Fixa e Móvel – 2007
Terminais Instalados: 1.425
Terminais de Serviços: 755
Telefonia Móvel: 12.555 (março 2007)
Tab. 15 – a telefonia celular já superou o número de habitante.
1ª. Há mais celulares que habitante 12.555 telefones para_10.368 hab.
|
JJJJJJJJJJJJ
TAB. 13 – CONSUMO DE ÁGUA
1ª. • Volume Produzido (m3) - 494.080
XIII - SANEAMENTO
|
2007
| ||
• Volume Produzido (m3):
|
494.080
|
• Ligações Reais:
|
2.946
|
• Volume Consumido (m3):
|
312.117
|
• Economias Reais:
|
2.614
|
• Volume Faturado (m3):
|
399.228
|
• Extensão da Rede (m):
|
69.441
|
2ª. Volume Consumido (m3) - 312.117
XVI- AGÊNCIAS BANCÁRIAS – JUNHO DE 2008
· Comerciais: - • Caixa Econômica Federal: - • Banco do Brasil: 1
· Tab. 16
· 1ª. De Agência existe o Banco do Brasil.
· 1ª. A Casa lotérica realiza serviços da Caixa Econômica, do Brasil
· 1ª Agência do correios, agente do Banco Bradesco, casa lotérica
Agência lotérica e serviços bancário. Figura 4 – Arquivo do autor
Figura 3 – Arquivo do autor
Agencia do Correios e serviços bancários Figura 35– Arquivo do autor
JJJJJJJJJJ
XVII- FROTA DE VEÍCULOS
2006: 2.119 (destacando-se: 949 automóveis, 578 motociclos, 265 caminhonetes e 25 ônibus
Tab. Em 2006 havia 2.119 veículos registrados, com placa de Guia Lopes.
1ª. Sabemos que há muito mais, pessoas que moram no município mas registram Jardim ou Campo Grande.
JJJJJJJJJJJJ
XVIII- Escolas, Salas de Aula Existentes e Utilizadas – Educação Infantil, Ensino
Fundamental e Ensino Médio - 2007
Dependên cia
Administra- tiva
|
Número de Escolas
|
Salas de Aula
|
Utilizada
| |||||||
Existentes
|
Utilizadas(1)
| |||||||||
Urbana
|
Rural
|
Total
|
Urbana
|
Rural
|
Total
|
Urbana
|
Rural
|
Total
| ||
total
|
9
|
9
|
68
|
68
|
70
|
70
| ||||
federal
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
| |
estadual
|
2
|
2
|
26
|
26
|
23
|
23
| ||||
municipal
|
5
|
5
|
33
|
33
|
38
|
38
| ||||
particular
|
2
|
2
|
2
|
9
|
9
|
9
| ||||
PESQUISAR - Consultar na escola o número atualizado.
JJJJJJJJJJJJ
XIX- PROFESSORES POR ZONA E DEPENDENCIA ADMINISTRATIVA - 2007
Dependência
Administrativa
|
Educação Infantil
|
Ensino Fundamental
|
Ensino Médio
| ||||||
Total
|
Urbana
|
Rural
|
Total
|
Urbana
|
Rural
|
Total
|
Urbana
|
Rural
| |
Total
|
28
|
28
|
-
|
104
|
104
|
-
|
29
|
29
|
-
|
Federal
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Estadual
|
-
|
-
|
-
|
46
|
46
|
-
|
29
|
29
|
-
|
Municipal
|
23
|
23
|
-
|
58
|
58
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Particular
|
5
|
5
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Tab. Consultar na escola o número atualizado.
JJJJJJJJJJJJ
XX ENSINO SUPERIOR
(AGOSTO 2008) existem instituições que oferecem curso de ensino superior via internet
Tab. Consultar na escola o número atualizado.
JJJJJJJJJJJJ
XXI - PRINCIPAIS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE – Março 2008
Centro de Saúde - 2
|
Clinica - 1
Especializada
|
Consultório isolado - 3
|
Hospital:Dia isolado - 1
|
Posto de saúde -
|
Unid. Diag. Terap – 1
|
Unid.vigil. em saúde - 1
|
Numero de leitos - 26
|
JJJJJJJJJJJJ
XXII - COEFICIENTE DE MORTALIDADE – 2003 – 2007
Especificações
|
2003
|
2004
|
2005
|
2006
|
2007
|
Mortalidade geral
|
5.80
|
5.54
|
4.30
|
5.10
|
4.80
|
Mortalidade infantil
|
0,00
|
21.86
|
0.00
|
9.66
|
14.93
|
Mortalidade neonatal
|
0.00
|
21.86
|
0,00
|
4.83
|
4.98
|
Nota; os dados podem ter sido alterados preliminarmente - (1) – Dados preliminares
Tab. Mortalidade.
1ª. Em relação a 2006 – em 2007 houve aumento nos índices de mortalidade infantil e neonatal.
JJJJJJJJJJJJ
XXIII - INFORMAÇÕES GERAIS
· Ocorrência minerais; areia e basalto para brita
· Principal atividade econômica – pecuária.
¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥
¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥
¥¥¥¥¥¥¥¥
¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥
¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥
¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥
¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥
VII - Guia Lopes da Laguna - MS
¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥
SINTESE DAS INFORMAÇÕES – IBGE/ABRIL/2011
Síntese das Informações 2010
CENSO 2010 - PRIMEIROS RESULTADOS
População 10.368 pessoas
Base Territorial
Área da unidade territorial 1.211 Km²
Representação Política 2011
Eleitorado Eleitores
PIB per capita a preços correntes 8.523,55 Reais
Ensino - matrículas, docentes e rede escolar 2009
Matrícula - Ensino fundamental - 2009 1.913 Matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2009 309 Matrículas
Docentes - Ensino fundamental - 2009 100 Docentes
Docentes - Ensino médio - 2009 31 Docentes
¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥
iii . serviços de saúde 2009
Estabelecimentos de Saúde SUS 07 estabelecimentos
Estatísticas do Registro Civil 2009
Nascidos vivos - registrados - lugar do registro 193 pessoas
¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥
IV- FINANÇAS PÚBLICAS 2008
Receitas orçamentárias realizadas - Correntes 15.577.347,56 Reais
Despesas orçamentárias realizadas - Correntes 12.327.177,79 Reais
Valor do Fundo de Participação dos Municípios - FPM 6.489.236,80 Reais
¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥
V- ESTATÍSTICAS DO CADASTRO CENTRAL DE EMPRESAS 2008
Número de unidades locais 168 Unidades
Pessoal ocupado total 870 Pessoas
Detalhes sobre as Fontes das Informações
¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥
VI- ESTATÍSTICAS DO CADASTRO CENTRAL DE EMPRESAS 2008
Total da população 10.368 pessoas
Total de homens 5.209 pessoas
Total de mulheres 5.159 pessoas
Total da população urbana 8.787 pessoas
Total da população rural 1.581 pessoas
Total de domicílios particulares 3.949 domicílios
Total de domicílios particulares ocupados 3.301 domicílios
Total de domicílios particulares não-ocupados fechados 0 0 domicílios
Total de domicílios particulares não-ocupados de uso ocasional 330 Domicílios
Total de domicílios particulares não-ocupados vagos 318 domicílios
Total de domicílios coletivos 7 domicílios
Total de domicílios coletivos com morador 5 domicílios
Total de domicílios coletivos sem morador 2 domicílios
Fonte: IBGE, Primeiros Resultados do Censo 2010.
¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥
VII - Guia Lopes da Laguna - MS
3. PRODUTO INTERNO BRUTO DOS MUNICÍPIOS 2008
Valor adicionado bruto da agropecuária a preços correntes 19.778 mil reais
Valor adicionado bruto da indústria a preços correntes 15.151 mil reais
Valor adicionado bruto dos serviços a preços correntes 47.311 mil reais
Impostos sobre produtos líquidos de subsídios a preços correntes 7.104 mil reais
PIB a preços correntes 89.344 mil reais
PIB per capita a preços correntes 8.523,55 reais
Fonte: IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA.
¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥
XIII - Guia Lopes da Laguna - MS
4. SERVIÇOS DE SAÚDE 2009
Estabelecimentos de Saúde total 7 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde público total 5 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde público federal 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde público estadual 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde público municipal 5 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde privado total 2 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde privado com fins lucrativos 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde privado sem fins lucrativos 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde privado SUS 2 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com internação total 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde sem internação total 6 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com apoio à diagnose e terapia total 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com internação público 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde sem internação público 5 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com apoio à diagnose e terapia público 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com internação privado 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde sem internação privado 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com apoio à diagnose e terapia privado 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde total privado/SUS 2 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com internação privado/SUS 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde sem internação privado/SUS 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com apoio à diagnose e terapia privado/SUS 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde especializado com internação total 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde especializado sem internação total 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com especialidades com internação total 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com especialidades sem internação total 2 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde geral com internação total 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde geral sem internação total 4 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde especializado com internação público 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde especializado sem internação público 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com especialidades com internação público 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com especialidades sem internação público 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde geral com internação público 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde geral sem internação público 4 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde especializado com internação privado 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde especializado sem internação privado 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com especialidades com internação privado 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com especialidades sem internação privado 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde geral com internação privado 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde geral sem internação privado 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde especializado com internação privado/SUS 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde especializado sem internação privado/SUS 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com especialidades com internação privado/SUS 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com especialidades sem internação privado/SUS 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde geral com internação privado/SUS 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde geral sem internação privado/SUS 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde SUS 7 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde plano próprio 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde plano de terceiros 2 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde particular 2 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde único total 6 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com terceirização total 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde terceirizado total 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde único público 5 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com terceirização público 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde terceirizado público 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde único privado 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com terceirização privado 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde terceirizado privado 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde único privado/SUS 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com terceirização privado/SUS 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde terceirizado privado/SUS 1 estabelecimentos
Leitos para internação em Estabelecimentos de Saúde total 21 leitos
Leitos para internação em Estabelecimentos de Saúde público total 0 leitos
Leitos para internação em Estabelecimentos de Saúde público federal 0 leitos
Leitos para internação em Estabelecimentos de Saúde público estadual 0 leitos
Leitos para internação em Estabelecimentos de Saúde público municipal 0 leitos
Leitos para internação em Estabelecimentos de Saúde privado total 21 leitos
Leitos para internação em Estabelecimentos de Saúde privado SUS 21 leitos
Mamógrafo com comando simples 1 equipamentos
Mamógrafo com estéreo-taxia 0 equipamentos
Raio X para densitometria óssea 0 equipamentos
Tomógrafo 0 equipamentos
Ressonância magnética 0 equipamentos
Ultrassom doppler colorido 1 equipamentos
Eletrocardiógrafo 1 equipamentos
Eletroencefalógrafo 1 equipamentos
Equipamento de hemodiálise 0 equipamentos
Raio X até 100mA 0 equipamentos
Raio X de 100 a 500mA 1 equipamentos
Raio X mais de 500mA 0 equipamentos
Estabelecimentos de Saúde com atendimento ambulatorial total 5 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com atendimento ambulatorial sem atendimento médico estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com atendimento ambulatorial com atendimento médico em especialidades básicas 4 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com atendimento ambulatorial com atendimento médico em outras especialidades 3 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com atendimento ambulatorial com atendimento odontológico com dentista 3 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com atendimento de emergência total 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com atendimento de emergência Pediatria 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com atendimento de emergência Obstetrícia 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com atendimento de emergência Psiquiatria 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com atendimento de emergência Clínica 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com atendimento de emergência Cirurgia 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com atendimento de emergência Traumato Ortopedia 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com atendimento de emergência Neuro Cirurgia 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com atendimento de emergência Cirurgia Buco Maxilofacial 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde com atendimento de emergência Outros 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde que prestam serviço ao SUS Ambulatorial 4 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde que prestam serviço ao SUS Internação 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde que prestam serviço ao SUS Emergência 1 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde que prestam serviço ao SUS UTI/CTI 0 estabelecimentos
Estabelecimentos de Saúde que prestam serviço ao SUS Diálise 0 estabelecimentos
Fonte: IBGE, Assistência Médica Sanitária 2009. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. NOTA: Atribui-se zeros aos valores dos municípios onde não há ocorrência da variável ou onde, por arredondamento, os totais não atingem a unidade de medida.
¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥
IX- Guia Lopes da Laguna – MS
5 MORBIDADES HOSPITALARES 2009
Total 7 óbitos
Homens 5 óbitos
Mulheres 2 óbitos
Óbitos - doenças- infecciosas e parasitária - total 1 óbitos
Óbitos - doenças- infecciosas e parasitárias - homens 1 óbitos
Óbitos - doenças- infecciosas e parasitárias - mulheres 0 óbitos
Óbitos - neoplasias - tumores - total 1 óbitos
Óbitos - neoplasias - tumores - homens 1 óbitos
Óbitos - neoplasias - tumores - mulheres 0 óbitos
Óbitos - doenças - sangue, órgãos hematológicos, transtornos imunitários - total 0 óbitos
Óbitos - doenças - sangue, órgãos hematológicos, transtornos imunitários - homens 0 óbitos
Óbitos - doenças - sangue, órgãos hematológicos, transtornos imunitários – mulheres 0 óbitos
Óbitos - doenças - endócrinas, nutricionais e metabólicas - total 0 óbitos
Óbitos - doenças - endócrinas, nutricionais e metabólicas - homens 0 óbitos
Óbitos - doenças - endócrinas, nutricionais e metabólicas - mulheres 0 óbitos
Óbitos - transtornos mentais e comportamentais - total 0 óbitos
Óbitos - transtornos mentais e comportamentais – homens 0 óbitos
Óbitos - transtornos mentais e comportamentais – mulheres 0 óbitos
Óbitos - doenças - sistema nervoso - total 0 óbitos
Óbitos - doenças - sistema nervoso - homens 0 óbitos
Óbitos - doenças - sistema nervoso - mulheres 0 óbitos
Óbitos - doenças - olhos e anexos - total 0 óbitos
Óbitos - doenças - olhos e anexos - homens 0 óbitos
Óbitos - doenças - olhos e anexos - mulheres 0 óbitos
Óbitos - doenças - ouvido e da apófise mastóide - total 0 óbitos
Óbitos - doenças - ouvido e da apófise mastóide - homens 0 óbitos
Óbitos - doenças - ouvido e da apófise mastóide - mulheres 0 óbitos
Óbitos - doenças - aparelho circulatório - total 3 óbitos
Óbitos - doenças - aparelho circulatório - homens 2 óbitos
Óbitos - doenças - aparelho circulatório - mulheres 1 óbitos
Óbitos - doenças - aparelho respiratório - total 0 óbitos
Óbitos - doenças - aparelho respiratório - homens 0 óbitos
Óbitos - doenças - aparelho respiratório - mulheres 0 óbitos
Óbitos - doenças - aparelho digestivo - total 1 óbitos
Óbitos - doenças - aparelho digestivo - homens 1 óbitos
Óbitos - doenças - aparelho digestivo - mulheres 0 óbitos
Óbitos - doenças - pele e do tecido subcutâneo - total 0 óbitos
Óbitos - doenças - pele e do tecido subcutâneo - homens 0 óbitos
Óbitos - doenças - pele e do tecido subcutâneo - mulheres 0 óbitos
Óbitos - doenças - osteomuscular e tecido conjuntivo - total 0 óbitos
Óbitos - doenças - osteomuscular e tecido conjuntivo - homens 0 óbitos
Óbitos - doenças - osteomuscular e tecido conjuntivo - mulheres 0 óbitos
Óbitos - doenças - aparelho geniturinário - total 0 óbitos
Óbitos - doenças - aparelho geniturinário - homens 0 óbitos
Óbitos - doenças - aparelho geniturinário - mulheres 0 óbitos
Óbitos - doenças - originadas no periódo perinatal - total 0 óbitos
Óbitos - doenças - originadas no periódo perinatal - homens 0 óbitos
Óbitos - doenças - originadas no periódo perinatal - mulheres 0 óbitos
Óbitos - gravidez, parto e puerpério - total 0 óbitos
Óbitos - gravidez, parto e puerpério - mulheres 0 óbitos
Óbitos - malformações congênitas, deformidades e anomalias cromossômicas - total 0 óbitos
Óbitos - malformações congênitas, deformidades e anomalias cromossômicas - homens 0 óbitos
Óbitos - malformações congênitas, deformidades e anomalias cromossômicas - mulheres 0 óbitos
Óbitos - sintomas, sinais e achados anormais em exames clínicos e laboratoriais – total 1 óbitos
Óbitos - sintomas, sinais e achados anormais em exames clínicos e laboratoriais - homens 0 Deaths
Óbitos - sintomas, sinais e achados anormais em exames clínicos e laboratoriais - mulheres 1 óbitos
Óbitos - Lesões, envenenamentos e causas externas - total 0 óbitos
Óbitos - Lesões, envenenamentos e causas externas - homens 0 óbitos Óbitos - Lesões, envenenamentos e causas externas - mulheres 0 óbitos
Óbitos - causas externas de morbidade e mortalidade - total 0 óbitos
Óbitos - causas externas de morbidade e mortalidade - homens 0 óbitos
Óbitos - causas externas de morbidade e mortalidade - mulheres 0óbitos
Óbitos - contatos com serviços de saúde - total 0 óbitos
Óbitos - contatos com serviços de saúde - homens 0 óbitos
Óbitos - contatos com serviços de saúde - mulheres 0 óbitos
Fontes: Ministério da Saúde, Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde - DATASUS 2009. NOTA 1: Atribui-se zeros aos valores dos municípios onde não há ocorrência da variável. NOTA 2: Atribui-se a expressão dado não informado às variáveis onde os valores dos municípios não foram informados.
¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥
X- Guia Lopes da Laguna - MS
6 Ensino - matrículas, docentes e rede escolar 2009
Matrícula - Ensino fundamental - 2009 (1) 1.913 Matrículas
Matrícula - Ensino fundamental - escola pública estadual - 2009 (1) 860 Matrículas
Matrícula - Ensino fundamental - escola pública federal - 2009 (1) 0 Matrículas
Matrícula - Ensino fundamental - escola pública municipal - 2009 (1) 1.053 Matrículas
Matrícula - Ensino fundamental - escola privada - 2009 (1) 0 Matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2009 (1) 309 Matrículas
Matrícula - Ensino médio - escola pública estadual - 2009 (1) 309 Matrículas
Matrícula - Ensino médio - escola pública federal - 2009 (1) 0 Matrículas
Matrícula - Ensino médio - escola pública municipal - 2009 (1) 0 Matrículas
Matrícula - Ensino médio - escola privada - 2009 (1) 0 Matrículas
Matrícula - Ensino pré-escolar - 2009 (1) 155 Matrículas
Matrícula - Ensino pré-escolar - escola pública estadual - 2009 (1) 0 Matrículas
Matrícula - Ensino pré-escolar - escola pública federal - 2009 (1) 0 Matrículas
Matrícula - Ensino pré-escolar - escola pública municipal - 2009 (1) 155 Matrículas
Matrícula - Ensino pré-escolar - escola privada - 2009 (1) Matrículas
Docentes - Ensino fundamental - 2009 (1) 100 Docentes
Docentes - Ensino fundamental - escola pública estadual - 2009 (1) 50 Docentes
Docentes - Ensino fundamental - escola pública federal - 2009 (1) 0 Docentes
Docentes - Ensino fundamental - escola pública municipal - 2009 (1) 50 Docentes
Docentes - Ensino fundamental - escola privada - 2009 (1) 0 Docentes
Docentes - Ensino médio - 2009 (1) 31 Docentes
Docentes - Ensino médio - escola pública estadual - 2009 (1) 31 Docentes
Docentes - Ensino médio - escola pública federal - 2009 (1) 0 Docentes
Docentes - Ensino médio - escola pública municipal - 2009 (1) 0 Docentes
Docentes - Ensino médio - escola privada - 2009 (1) 0 Docentes
Docentes - Ensino pré-escolar - 2009 (1) 10 Docentes
Docentes - Ensino pré-escolar - escola pública estadual - 2009 (1) 0 Docentes
Docentes - Ensino pré-escolar - escola pública federal - 2009 (1) 0 Docentes
Docentes - Ensino pré-escolar - escola pública municipal - 2009 (1) 10 Docentes
Docentes - Ensino pré-escolar - escola privada - 2009 (1) 0 Docentes
Escolas - Ensino fundamental - 2009 (1) 4 Escolas
Escolas - Ensino fundamental - escola pública estadual - 2009 (1) 2 Escolas
Escolas - Ensino fundamental - escola pública federal - 2009 (1) 0 Escolas
Escolas - Ensino fundamental - escola pública municipal - 2009 (1) 2 Escolas
Escolas - Ensino fundamental - escola privada - 2009 (1) 0 Escolas
Escolas - Ensino médio - 2009 (1) 2 Escolas
Escolas - Ensino médio - escola pública estadual - 2009 (1) 2 Escolas
Escolas - Ensino médio - escola pública federal - 2009 (1) 0 Escolas
Escolas - Ensino médio - escola pública municipal - 2009 (1) 0 Escolas
Escolas - Ensino médio - escola privada - 2009 (1) 0 Escolas
Escolas - Ensino pré-escolar - 2009 (1) 1 Escolas
Escolas - Ensino pré-escolar - escola pública estadual - 2009 (1) 0 Escolas
Escolas - Ensino pré-escolar - escola pública federal - 2009 (1) 0 Escolas
Escolas - Ensino pré-escolar - escola pública municipal - 2009 (1) 1 Escolas
Escolas - Ensino pré-escolar - escola privada - 2009 (1) 0 Escolas
Fonte: (1)Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP - Censo Educacional 2009. NOTA: Atribui-se zeros aos valores dos municípios onde não há ocorrência da variável.
¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥¥